quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Conheça os Livros Indicados

Indicações XXXV Livro Viajante 
Obras de Gabriel Garcia Marquez 

A Aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile


Chileno Miguel Littín figura numa lista de 5 mil exilados proibidos pelo regime militar de retornar à terra natal. No entanto, no começo de 1985, ele esteve clandestinamente no Chile e filmou mais de 7 mil metros de película sobre a realidade de seu país depois de 12 anos de ditadura militar. Totalmente disfarçado, com documentos falsos esob a proteção de organizações democráticas clandestinas, Littín dirigiu três equipes europeias de cinema, cobrindo de ponta a ponta o território nacional.Em conversa com o cineasta, García Márquez soube de seu feito e conseguiu vislumbrar por trás daquilo outro relato: o da aventura humana, com todas as suas implicações profissionais e políticas, condensado nestes dez capítulos.Mais do que um texto literário, este livro constitui um modelo de excelente reportagem, um trabalho feito por um escritor em paralelo à sua extraordinária carreira na literatura.? Prêmio Nobel de literatura.? Autor de alguns dos maiores romances do século XX e mestre do realismo mágico latino-americano.? Suas obras já foram adaptadas para filmes e minisséries.? Novo projeto gráfico."


O outono do Patriarca


O outono do patriarca de Gabriel García Márquez: um estudo crítico aborda a pluralidade das vozes do romance e os "direitos de memória" de seus personagens. Discute também como a pátria e a nação aparecem na obra e o embate dessas vozes heterogêneas, no âmbito da transculturação narrativa e do dialogismo. O livro defende que o romance de García Márquez, por trazer uma variedade de relatos de personagens diversificados, que narram sobre a pátria e seu ditador, abre a possibilidade de produção de novos relatos, novas histórias e outros "direitos de memória" dos personagens pertencentes àquela pátria.



Do Amor e Outros Demônios


Em 1949, o então jovem repórter Gabriel García Márquez acompanha a remoção das criptas do convento histórico de Santa Clara, e o túmulo de uma menina o faz lembrar as lendas contadas por sua avó. Segundo ela, no Caribe, havia uma marquesinha que tinha uma “cabeleira que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva”. Venerada por seus milagres, ela foi mordida por um cachorro e morreu de raiva. Seria ela ali enterrada? García Márquez conta a história da filha única de um marquês, criada no convívio de escravos e orixás, e um padre incumbido de exorcizar os demônios que se acredita terem possuído a pequena, cujos cabelos só seriam cortados em seu casamento.


O Veneno da Madrugada (A Má Hora)

A tranquilidade de um vilarejo é abalada quando misteriosos bilhetes são espalhados por toda a cidade, pregados nas portas das casas, denunciando crimes, traições e segredos inconfessáveis. Quando começou a escrever O veneno da madrugada, García Márquez tinha planejado apenas um conto. Mas a história cresceu tão rápido que ele imediatamente percebeu que tinha nas mãos um romance. Escrito numa época em que o autor vivia sob o impacto e a influência do cinema italiano neorrealista, da descoberta de Albert Camus e de Ernest Hemingway, este livro sela a rara aliança entre a limpidez e a intrincada elaboração de estilo, entre as faíscas da poesia que iriam impregnar cada vez mais sua obra e a estrutura fragmentada, cinematográfica, que mantém a tensão o tempo inteiro.


O General em seu Labirinto



Gabriel García-Márquez tece este belo romance inspirado na vida de Simón Bolívar. El Libertador. Impregnado das doutrinas de Rousseau. Montesquieu e Voltaire. Bolívar dedicou a vida a “romper a cadeia com que nos oprime o poder espanhol”. Fascinado pelo general que um dia sonhou com uma América Latina unificada e livre. desde o México à Terra do Fogo. García Márquez retraça o percurso de Bolívar tanto no plano físico quanto no espiritual. estabelecendo um paralelo entre sua viagem até Cartagena das Índias. de onde ele partiria rumo ao exílio. e sua jornada inevitável à morte.




Olhos de Cão Azul



Reunindo 11 contos escritos entre 1947 e 1955. Olhos de cão azul é uma introdução à obra de Gabriel García Márquez. Com todos os textos relacionados à morte. o autor apresenta as perspectivas. os motivos. a liberdade e a fantasia de seu estilo que já o consagrou na história da literatura. García Márquez recria a realidade hispano-americana mágica. inserindo nela o homem contemporâneo com sua problemática existencial. seus enigmas e seus sonhos.


Viver para Contar



Viver Para Contar é provavelmente o livro mais esperado da década, síntese e recriação de um tempo crucial da vida de Gabriel García Márquez. Neste apaixonante relato, o Prêmio Nobel colombiano oferece a memória de seus anos de infância e juventude, aqueles em que se funda o imaginário de suas narrativas e romances, clássicos do século XX.


Os Funerais da Mamãe Grande 



Nos oito contos reunidos neste livro, Gabriel García Márquez faz uma viagem sentimental por sua cidade natal, sem deixar de lado um olhar crítico sobre a sofrida realidade social, a pobreza da terra e o domínio dos coronéis. São apresentadas ao leitor histórias em que as relações de poder são marcantes a ponto de se tornarem opressivas — tão opressivas quanto o calor de Macondo, cidade símbolo do universo de García Márquez e cenário dos contos de Os funerais de Mamãe Grande. A história que dá título ao livro prepara o leitor para a prosa densa e fantástica de Cem anos de solidão.


Eu Não Vim Fazer um Discurso



Aos 80 anos. Gabriel García Márquez trabalha. fala. se move e cria como se cada segundo fosse imprescindível. Um dos raros escritores vivos a merecer a alcunha de “grande”. Gabo surpreende a cada novo trabalho. Em Eu não vim fazer um discurso mostra-se um encantador de plateias. embora sempre admita não se sentir muito confortável na posição de destaque que o microfone confere a quem o usa. Neste apaixonante relato. o Prêmio Nobel colombiano oferece a memória de seus discursos. Textos que nos ajudam a compreender mais profundamente sua vida e nos revelam as maiores obsessões como escritor e cidadão: a fervorosa vocação para a literatura. sua proposta de simplificar a gramática. a paixão pelo jornalismo. a inquietude ante o desastre ecológico que se anuncia. Aqui também analisa os problemas da Colômbia e a lembrança emocionada de amigos escritores como Julio Cortázar e Álvaro Mutis. entre muitos outros. O início da carreira. como jornalista. também está presente nessas deliciosas histórias. Filho de um operador de telégrafo colombiano. Gabo nos brinda neste livro com a memória de mais de seis décadas de seu pensamento. De rapaz humilde. porém sagaz e curioso. a um dos monstros sagrados da literatura mundial. Eu não vim fazer um discurso é o complemento indispensável a uma das mais importantes obras narrativas do último século. Sempre sublime. Gabriel García Márquez presenteia-nos com esta jóia narrativa repleta de sabedoria. memória e bom humor. que confere ainda mais brilho à sua genialidade literária.



Cheiro de Goiaba



Em uma série de depoimentos com Apuleyo Mendoza, amigo de longa data, jornalista e também escritor, Gabriel García Márquez passa em revista sua vida, de menino pobre de Aracataca e Prêmio Nobel de Literatura. Ele fala de suas origens, como e por que começou a escrever, conta sobre as leituras que exerceram influência em sua formação literária, seu pensamento político, mulheres, superstições, manias, gostos e sua vida como celebridade mundial, quando nada mais resta da vida boêmia dos dias de juventude em que o nascer do sol ainda o surpreendia numa redação de jornal, num bar ou num quarto qualquer. Como escritor de fama internacional, tudo na vida de García Márquez precisava ser pensado de antemão: ele podia marcar em janeiro uma entrevista para setembro e, coisa rara num latino-americano, cumprir o compromisso! Tudo isso se encontra em Cheiro de goiaba, um livro admirável.



Um Senhor Muito Velho com umas Asas Enormes


O universo criativo e encantado do autor é retratado nesta obra que se utiliza de fabulações povoadas por situações oníricas e fenômenos insólitos que estimulam, divertem e impressionam. Desta maneira o autor oferece lições onde cabem reflexões sobre o poder, o amor, a amizade, a política e a História, usando a mitologia e o cotidiano da América Latina como cenário de seu universo fantástico.



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